quarta-feira, 23 de julho de 2008

A prospopéia do vinho

Enquanto o tempo vai passando, eu fico aqui pensando na melhor maneira de aproveitá-lo. O tempo é só uma ilusão que o meu cérebro cria para que eu não fique inerte na existência. E mesmo assim ele já tem até personalidade. Como a prosopopéia do vinho... “Esse vinho, por causa do vento norte mais acentuado no ano de 85, ficou com um humor mais alegre, quase intrometido!”. Adoro ouvir as descrições absurdas de vinhos por Renato Machado no Menu Confiança.
Algumas coisinhas curiosas: Depois do trauma que tive com a professora de português de sétima e oitava série, passei anos detestando as principais matérias que ela passou (no inicio acreditava odiar português... mas quando descobri que adoro linguagem, seu funcionamento e estrutura, adoro aprender línguas e que o português é muito bonito quando bem usado, descobri que a minha birra era com a professora). Por isso mesmo até hoje não sei nada daquelas orações subordinadas... e também mantive um longo bloqueio com figuras de linguagem. Mas elas são um máximo, devo admitir! E o mais absurdo e divertido é que existem figuras de linguagem que eu não conhecia... Nunca imaginei que um dia ia me pegar pesquisando sobre figuras de linguagem sintáticas e semânticas. Eu nunca imaginei que jamais pronunciaria as palavras “sintático” e “semântico” de novo na vida... bem, aqui estou eu: adorando gramática. E uma das pessoas a quem tenho que agradecer, e a quem já agradeci inclusive, é a Cássia (professora de redação no terceiro ano). Se não fosse ela, teria um grande interesse acadêmico a menos.
Sei que não sou só eu que faço isso. Costumamos dar uma importância enorme a professores. Os que gostamos de ter tido são praticamente endeusados nas nossas cabeças, os que não gostamos são execrados, espancados, enfogueirados, enforcados, esquartejados e algo mais se for possível.
E como é grande o meu poder com a fuga de idéias, as conexões entre assuntos passam despercebidas, e quando vejo já estou falando de professores quando comecei reclamando da minha preguiça de me levantar daqui... Era isso mesmo? (repare em como eu te fiz querer voltar ao início do texto para se lembrar do que eu estava falando...)
Será que eu peguei o gosto de conversar com o leitor com o Italo Calvino?

As figuras de linguagem:

Figuras semânticas
• Alegoria
• Antífrase
• Antítese
• Antonomásia
• Apóstrofe
• Catacrese
• Comparação
• Disfemismo
• Eufemismo
• Gradação
• Hipálage
• Hipérbole
• Ironia
• Metáfora
• Metalepse
• Metonímia
• Onomatopéia
• Paradoxo
• Perífrase
• Personificação
• Sarcasmo
• Sinestesia

Figuras sintáticas
• Aliteração
• Analepse
• Anacoluto
• Anadiplose
• Anáfora
• Assíndeto
• Clímax
• Diácope
• Elipse
• Epístrofe
• Epizêuxis
• Hipérbato
• Paranomásia
• Pleonasmo
• Polissíndeto
• Prolepse
• Silepse
• Zeugma



►Nomes simpáticos né?